Projeto de arborização "CHAPADINHA + VERDE"

Projeto de arborização "CHAPADINHA + VERDE"
Projeto financiado por empresários de Chapadinha e em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Comunicação

terça-feira, 23 de julho de 2013

De volta ao sonho de arborizar Chapadinha.




Este projeto, é o início de uma nova cultura política em termos de arborização urbana, e pretende contribuir com os aspectos ambientais de aparência e valorização das vias públicas da cidade de  Chapadinha. O trabalho será inicialmente organizado e realizado pela prefeitura de Chapadinha, através das equipes da Secretaria Municipal de  Meio Ambiente –SEMAM e Secretaria Municipal de Obras e a empresa Midiaplac. Buscaremos parceria com empresários e pessoas que realmente amem e desejem ver nossa cidade mais verde, mais bonita, menos quente...

O clima e as transformações climáticas no mundo, são palco de informações midiáticas nos dias atuais, que reflete e se faz urgente a necessidade de intervenção. Ainda que não venha resolver os problemas como um todo, a arborização urbana é um começo,valoriza a paisagem e o ambiente público e deixa esse patrimônio para as futuras gerações. Além de outros benefícios, incluindo o estético e interferir nos microclimas de algumas ruas, com o sombreamento.
A cidade de Chapadinha precisa de mudanças históricas no quadro estético atual e requer um tratamento mais humano. Comprometer-se com esta causa é contribuir para uma cidade arborizada é promover  qualidade de vida para a população. Temos uma situação geográfica e climática característica de região quente. cuja altitude de 105m  do nível do mar, e clima de temperatura média de 29º, o que prevalece o calor incessante com sensação  térmica mais elevada ainda,além do período chuvoso que diminui a cada ano. A arborização urbana  "diz respeito aos elementos vegetais de porte  arbóreo, dentro da cidade ”  As árvores chamam a atenção imediata pelo benefício da beleza e da sombra; emitem Oxigênio e absorvem Gás Carbônico (CO2); possuem considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera e ameniza a poluição sonora.
Não importa tanto que tipo de árvore, creio que seja urgente essa iniciativa independente disso, uma vez que todos que entram no governo, desconsideram essa causa. Quantas árvores imensas e centenárias foram derrubadas em nossas avenidas e não foram repostas. Nossas ruas têm sido vitimas de maus tratos há muito tempo. Inclusive com derrubada de árvores para passar o asfalto.


Algumas árvores têm ainda a capacidade de filtrar compostos químicos poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2), o ozônio (O3) e o flúor. Mesmo considerando-se que as árvores podem agir com eficiência para minimizar os efeitos da poluição, isso só será possível por meio da utilização de espécies tolerantes ou resistentes. Os danos provocados pela poluição atmosférica podem ser muito significativos, dependendo principalmente das espécies utilizadas e dos índices de poluição.






 Selo de adesão para empresas





 Selo de adesão para parceiros individuais
                         para carro e moto



A parceria de empresas implica em retorno de veiculação da publicidade das logomarcas nas cercas de proteção das árvores;  veiculação da lista na mídia por um ano e no selo de adesão ao projeto.  


 Principais objetivos do projeto: 
Desenvolver ações de arborização de vias públicas de Chapadinha, contribuindo com a qualidade de vida da população através da valorização da paisagem como um patrimônio público; 
Realizar estudo e mapeamento dos espaços a serem preenchidos nas ruas e avenidas pelas árvores; 
Planejar toda a fase de plantio, com preparação do solo, aquisição das mudas e das cercas de proteção;
Realizar o plantio com definições sobre rotina semanal de regagem pela prefeitura
Estabelecer trabalho de manutenção, prevenção e fiscalização depois do plantio.

Principais avenidas: 

Oliveira Roma, Pres.Vargas, Gustavo Barbosa e Cel. Pedro Mata. Posteriormente, Avenida Raimundo Oliveira ( Bairro Areal ) e Sen. Vitorino Freire.

REPERCUSSÃO:

Espera-se que este processo possa despertar o aumento do nível de consciência da população, para reconhecer seu papel na promoção,  manutenção e proteção das árvores que serão plantadas e contribua pela vida e valor de cada uma delas, além de pela própria natureza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário