Projeto de arborização "CHAPADINHA + VERDE"

Projeto de arborização "CHAPADINHA + VERDE"
Projeto financiado por empresários de Chapadinha e em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, de Obras e de Comunicação

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O que é o Projeto?


É um projeto de arborização da cidade de Chapadinha. Pretende arborizar ruas, praças e avenidas de Chapadinha com ipês de várias cores. Para tanto, a autora do projeto, os parceiros e seis instituições de ensino, terão responsabilidades a cumprir, dentro de uma metodologia criteriosa. A AUTORA entregou à cinco instituições de ensino, 300 mudas de ipês com cercas de proteção (patrocinadas pelos parceiros)
OS PARCEIROS, que até agora só tem 4, darão suporte financeiro ao projeto: divulgação, material didático, cercas de proteção, placas de identificação, bem como produção e plantio de novas mudas. A SOCIEDADE CIVIL E O PODER PÚBLICO ajudarão a fiscalizar e proteger as mudas como um patrimônio ora adquirido e determinado como seu.
AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO seguem uma seqüência sistemática de trabalho:
• Desenvolver estudos sobre meio ambiente e sobre os ipês através de palestras, mostra de vídeos, etc., nas escolas.
• Compartilhar a experiência de plantar as mudas de ipês pelos alunos com a presença da direção, dos professores, parceiros e comunidade circunvizinha.
• Acompanhar com registros a evolução das árvores por dois anos.
• Durante o plantio os alunos farão a visita aos moradores vizinhos para dar explicações sobre a árvore que está sendo plantada e os convidará para a adotarem - cuidando e a mantendo viva sob sua proteção ( regar 2 vezes ao dia no verão).

METAS
Nesta primeira etapa - Junho/2009 seis instituições de ensino farão o plantio de 300 mudas em locais específicos. Na segunda fase serão outras escolas que escolherão outros lugares da cidade – vias públicas.

3 comentários:

  1. Durante o plantio os alunos visitaram os moradores vizinhos para dar explicações sobre as árvores os convidaram para a adotarem - cuidando e a mantendo viva sob sua proteção ( regar 2 vezes ao dia na ausencia da chuva e no verão).Assim esperamos que a comunidade faça a sua parte de cuidar do patrimônio que está recebendo e o poder público também; através da Guarda Municipal que fará a vigilância e possa punir quem vier infringir a Lei aprovada pela Camara Municipal que apoiou unanimimente o projeto encaminhado pelas Vereadoras: Márcia Gomes, Hilda Pontes e Francisca Aguiar.

    ResponderExcluir
  2. O impacto do projeto foi grande, porém as pessoas desejaram tanto conseguir mudas p uso pessoal que muitas árvores foram roubadas antes e depois do plantio. Uma pena, pois o projeto tem a meta de distribuir para a comunidade interessada. Falta apenas planeja este período.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa desta grande educadora ambiental!Se todos nós dedicarmos as nossas vidas em prol deste majestoso projeto, a nação brasileira e mesmo o Estado do Maranhão ganhará com esta boa ação de cidadania e dignidade humana!Parabéns!! Cmte Souza Filho

    ResponderExcluir